Convento de São Francisco do Monte foi o primeiro convento de Viana do Castelo e o terceiro da Ordem Franciscana de Portugal
Sabia que...
… O Convento de São Francisco do Monte foi o primeiro convento de Viana do Castelo e o terceiro da Ordem Franciscana de Portugal. O convento é um dos três primeiros conventos da Ordem Franciscana a ser construído em Portugal, datando dos finais do século XIV. Tendo sofrido várias ampliações no decorrer da sua existência, tornou-se eventualmente um oratório, quando os seus frades foram transferidos para o Convento de Santo António dos Capuchos, em 1625. Posteriormente foi abandonado, talvez devido à sua localização recôndita e de difícil acesso, numa das encostas do monte de Santa Luzia, tendo sido iniciada a sua reedificação em 1751.
Com a extinção das ordens religiosas em 1834 e a consequente venda dos seus bens pelo estado liberal, o convento passou para a Santa Casa da Misericórdia. Encontra-se agora em ruínas, conservando ainda, porém, alguns elementos artísticos e arquitetónicos como testemunho histórico. No terreiro da entrada principal está um cruzeiro classificado como imóvel de interesse público. Encontra-se na posse do Instituto Politécnico de Viana do Castelo desde 2001.