Ir para o conteúdo

Monção tem duas mulheres entre as 10 que mais marcaram a História de Portugal


Sabia que...

… Monção tem duas mulheres entre as 10 que mais marcaram a História de Portugal. Deu-la-Deu Martins está entre as 10 mulheres que mais marcaram a História de Portugal, de acordo com um ranking divulgado pela Vortex Magazine. A heroína de Monção aparece ao lado de individualidades como D. Teresa (mãe de D. Afonso Henriques), Rainha Santa Isabel, Inês de Castro... entre outras.

Para os menos conhecedores, Deu-la-Deu Martins é a lendária heroína de Monção. Está perpetuada no brasão da vila.

A história desta corajosa mulher é contada e recontada dezenas de vezes ao ano e todos aplaudem o episódio épico em que salvou a população local durante um cerco montado pelos castelhanos durante as guerras fernandinas, no século XIV.

"Quando o exército castelhano, vindo da Galiza, cercou Monção, Deu-la-Deu demonstrou a sua astúcia, resiliência e bravura. Embora a fome apertasse do seu lado, ela mandou que pães, cozidos com a última farinha que restava, fossem atirados do alto das muralhas, para o inimigo", conta a Vortex Magazine.

"Esta jogada brilhante enganou os castelhanos, já que estes acreditaram que Monção vivia com fartura, e que assim o cerco não seria eficaz. As tropas retiraram-se, e, graças a Deu-la-Deu, Monção viu-se livre das forças castelhanas", conclui a publicação.

A rainha D. Filipa de Lencastre também figura neste grupo restrito. A monarca está também relacionada com a História de Monção.

Corria o dia 1 de novembro de 1386. Na Ponte do Mouro, em Monção, o rei D. João I e o Duque de Lencastre, de Inglaterra, assinaram o chamado Tratado de Monção. O documento definiu as condições de cooperação militar entre os dois países e estabeleceu os pormenores do casamento entre o monarca português e D. Filipa de Lencastre, filha do Duque.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi