Hospital Velho de Viana do Castelo acolhia peregrinos que seguiam para Santiago de Compostela
Sabia que...
… O chamado "hospital velho” de Viana do Castelo é um edifício quatrocentista, construído nas imediações da muralha medieval, datada do século XIV. Se procurar na fachada, vai descobrir uma inscrição que anuncia o ano de 1468. Foi, portanto, construído ainda antes da fundação das Misericórdias em Portugal. Esta inscrição, no entanto, não é a original, mas sim uma transcrição realizada aquando de obras, provavelmente no século XVI.
A construção é simples e granítica, das paredes à estrutura. Os dois pisos desenvolvem-se rodeando um pequeno pátio, para o qual dão as varandas do superior. Pode aceder-se a esse pátio através dos largos arcos abatidos que suportam o piso superior.
Era aqui que se vinham agasalhar os peregrinos que seguiam a Santiago de Compostela e que terminavam a jornada em Viana. Este abrigo oferecia-lhes pequenas celas, com ambiente monástico, onde podiam repousar e ganhar forças para mais uma etapa.
Ainda hoje o edifício mantém, apesar dos anos e das remodelações, um ar acolhedor e um ambiente vagamente místico... que sentimos com maior intensidade se pensarmos nos muitos e muitos caminheiros e peregrinos que já aqui se acolheram.