Ir para o conteúdo

D. Manuel I terá pernoitado na casa de Maria Lopes da Costa, em Ponte da Barca


Sabia que...

Em Ponte da Barca há uma casa, a casa de Maria Lopes da Costa, que a tradição aponta como o local onde D. Manuel I se terá instalado para pernoitar, aquando do seu regresso da peregrinação que fez a Santiago de Compostela, nos primeiros anos do século XVI.

A casa de Maria Lopes da Costa, da família do Cardeal Alpedrinha, está defronte da Praça do Pelourinho, no centro histórico de Ponte da Barca e, com toda a certeza, num dos locais mais antigos desta vila.

Não há nenhuma certeza documental absoluta da parada de D. Manuel I nesta casa, mas tudo aponta para que tal facto possa verdadeiramente ter ocorrido. E a tradição oral é certíssima, a esse respeito. Como "prova” dessa estada do Monarca, o povo tem apontado sempre os dois modilhões que existem na fachada da casa. São duas esculturas muito frustres, típicas da época... e dificilmente se adivinham os traços dos rostos representados. Mas, se perguntarmos a alguém na rua, dir-nos-ão, sem hesitar um momento, que se trata dos retratos de D. Manuel e de sua esposa, ali colocados por ter o Venturoso e Rainha pernoitado nesta localidade no recuado ano de 1504.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi