De uma notável rede regional de inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico
Rede regional de inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico nas áreas da saúde, engenharia e tecnologias de informação e comunicação. A menos de 60 minutos localiza-se uma notável rede de infraestruturas tecnológicas, de inovação e de investigação nas áreas da saúde, engenharia e tecnologias de informação e comunicação, que proporciona meios materiais e humanos excecionais para desenvolver projetos de I&D, transferência de tecnologia, ensaios ou medidas.
No Norte de Portugal:
- Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia – INL (Braga) – A primeira organização internacional de investigação criada na Península Ibérica e a primeira da Europa na área da Nanotecnologia (http://inl.int).
- Instituto Fraunhofer (Porto) – O primeiro centro de investigação do Fraunhofer Gesellschaft instalado fora da Alemanha (a maior organização de investigação aplicada da Europa - www.fraunhofer.pt).
- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde - I3S (Porto) - Um projeto que junta três das mais reconhecidas instituições portuguesas de investigação biomédica: Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB) e Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP). Estes três institutos converteram-se na maior parceria de investigação biomédica portuguesa e em conjunto constituem uma estrutura com cerca de 500 investigadores.
- Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (Braga/Guimarães) – Considerado um dos melhores do mundo nesta área de I&D.
- Instituto de Polímeros e Compósitos – IPC (Braga/Guimarães) - Unidade de investigação com uma extensa experiência no desenvolvimento de produto para diversas áreas de aplicação, como dispositivos médicos, automóvel e embalagem. Integra o - Laboratório Associado I3N (Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação) (http://ipc.uminho.pt).
- Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros - PIEP (Braga/Guimarães) – Criado por iniciativa do setor industrial, em estreita colaboração com a Universidade do Minho e com o IAPMEI, visa dar resposta às necessidades de I&DT das empresas do setor, desenvolvendo novos materiais e apoiando a criação de produtos inovadores, tecnologias de processamento e ferramentas produtivas, potenciando a criação e a transferência de know-how resultante da atividade estruturada de I&DT (www.piep.pt).
- 3B’s – Research Group – Biomateriais, Biodegradables and Biomimetics (Braga/Guimarães) - Integra o Laboratório Associado ICVS/3B’s e lidera o Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (www.3bs.uminho.pt).
- Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial – INEGI (Porto) – Instituição de interface entre a Universidade do Porto e a indústria, promovendo a inovação e transferência de tecnologia nos domínios da engenharia mecânica e gestão industrial. Possui uma significativa tradição no desenvolvimento de soluções e produtos no âmbito da mobilidade, dos quais se destaca o Sistema GIST (Gestão Integrada de Sistemas de Transportes) (www.inegi.up.pt).
- Instituto de Engenharia e Sistemas e Computadores do Porto – INESC (Porto) - Instituição criada para constituir uma ponte entre o mundo académico e o mundo empresarial da indústria e dos serviços, bem como a administração pública, no âmbito das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica (www.inescporto.pt).
- Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel – CEIIA (Maia-Porto) – Instituição de referência na investigação, conceção, desenvolvimento, fabrico e teste de produtos e serviços das indústrias da mobilidade (automóvel, mobilidade elétrica e aeronáutica) (www.ceiia.com).
- Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal – CITEVE (Vila Nova de Famalicão) - Desenvolve a sua atividade de apoio técnico e tecnológico às indústrias têxtil e do vestuário, através do fomento e da difusão da inovação, da promoção da melhoria da qualidade e do suporte instrumental à definição de políticas industriais para o setor (www.citeve.pt).
Na Galiza:
- Centro Tecnológico do Mar (CETMAR) (Vigo) – Desenvolve a apoia atividades relacionadas com o uso e exploração do ambiente marítimo (www.cetmar.org).
- Centro Tecnológico do Automóvel da Galiza (CTAG) (Porriño) – Organização que apoia a indústria automóvel na busca da melhoria contínua e da nova tecnologia (www.ctag.com).
- Asociación Cluster del Naval de Galicia (ACLUNAGA) - Afirma-se como o primeiro e principal ponto de encontro de toda a rede empresarial e social que participa na construção naval. Desde a sua criação e promovido pelo Departamento de Indústria, Comércio e Inovação, os objetivos da ACLUNAGA centram-se na melhoria e investigação tecnológica, sofisticação produtiva e melhorias de eficiência, bem como novos métodos de produção e design de qualidade, formação e organização. (http://www.aclunaga.es/).
- Centro Tecnológico de Eficiência e Sustentabilidade Energética (ENERGYLAB) (Vigo) - Centro especializado no impulso da eficiência e sustentabilidade energética, com capacidade de orientar, coordenar e liderar projetos inovadores com um impacto destacado na sociedade, economia e meio ambiente.(www.energylab.es).
- Centro Tecnológico de Telecomunicações da Galiza (Gradiant) (Vigo) - Criado com o objetivo de colocar a I+D universitária ao serviço da procura empresarial, desempenhando um papel fundamental na transferência de conhecimento em tecnologia da informação e comunicação (TIC) para as empresas (www.gradiant.org/es).
- Centro Tecnológico do Granito da Galiza (CTGG) (Porriño) - Atua principalmente em atividades relacionadas com a investigação, inovação e desenvolvimento tecnológico no setor do granito e outras pedras naturais (http://fctgranito.es).
- Centro Tecnológico Nacional de Conservação de Produtos da Pesca (ANFACO-CECOPESCA) (Vigo) - Desenvolve uma importante atividade de representação dos interesses da indústria de transformação e conservação dos produtos do mar, com o objetivo último de potenciar a competitividade do setor que representa (www.anfaco.es).