Miradouro da Estrica, Sistelo, Arcos de Valdevez
O Miradouro da Estrica é um dos locais de excelência para a contemplação da Paisagem Cultural de Sistelo/ Monumento Nacional, a primeira do seu género em Portugal, e uma das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de Aldeia.
Aqui, a perspetiva panorâmica sobre o vale é única, conduzindo a nossa visão até ao rio Vez, para nos deslumbrar com a magnífica floresta ribeirinha, os bosques dominados por carvalho-alvarinho, os matos e os socalcos entre Sistelo e Padrão.
A paisagem que alcançamos com o olhar guarda uma forte memória de tempos antigos e da beleza rural ancestral, documentada pelo menos desde a Idade Média. Os socalcos, marca identitária única, foram moldados durante centenas de anos pela intervenção humana em harmonia com a natureza, para colmatar a necessidade de terrenos adequados, principalmente para a cultura do milho. Ligados a estes e à introdução da cultura do milho, a partir sobretudo do século XVIII foram surgindo os espigueiros, as medas de palha, os moinhos e as levadas. Os socalcos representam a forma inteligente e eco sustentada de obter provento agrícola e pecuário, sendo palco para a criação das conhecidas raças autóctones de gado bovino, nomeadamente a carismática cachena.
Entre os aromas serranos e os cantares das aves, revela-se a biodiversidade única que se esconde nesta paisagem e muda com a estações do ano.
O outono proporciona uma das alterações paisagísticas mais bonitas. Os bosques caducifólios começam a perder as suas folhas e vão adquirindo diferentes tonalidades, criando uma paisagem absolutamente deslumbrante em tons dourados. Nestes bosques é possível contemplar carvalhos, bétulas, castanheiros, gilbardeiras, azevinhos e muitas outras espécies que oferecem um festival de cores e texturas, e são o palco da atividade frenética de muitos animais como o corço (Capreolus capreolus), o gaio (Garrulus glandarius), a raposa (Vulpes vulpes), o garrano (Equus ferus caballus) e o javali (Sus scrofa).
Na primavera, a natureza começa a despontar por todo lado, os matos em flor, em particular de urzes, giestas e tojos, dão cores vibrantes à serra envolvente, criando um cenário único.
Este ponto elevado na Paisagem Cultural de Sistelo também é local privilegiado para a observação de aves, por isso traga consigo binóculos e máquina fotográfica, podendo ter a sorte de observar a águia-d’asa-redonda (Buteo buteo), o grifo (Gyps fulvus), o cuco-canoro (Cuculus canorus), o andorinhão-preto (Apus apus), a gralha-preta (Corvus corone), entre outras espécies emblemáticas.
O miradouro da Estrica está localizado no alto da freguesia de Sistelo, no Lugar da Estrica, junto à sua capela e acessível pela Estrada Nacional 304.