Navio Hospital Gil Eannes
O Navio Gil Eannes foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1955, tendo como missão apoiar a frota bacalhoreira nos mares gelados da Terra Nova e Gronelândia.
Embora a sua principal função fosse prestar assistência hospitalar a pescadores e tripulantes, o Gil Eannes foi também navio capitania, navio correio, navio rebocador e quebra-gelos, garantindo abastecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.
É uma preciosa memória viva do passado marítimo e símbolo da notável tradição de qualidade da construção naval de Viana do Castelo, sendo igualmente, uma venerável relíquia da frota oceânica portuguesa do século XX de que é o único exemplar ainda existente.
O navio está ancorado na antiga doca do porto de mar, junto ao centro histórico da cidade.
A visita a este espaço transformado em museu permite "passear” pelos antigos espaços recuperados do navio: a ponte de comando, a cozinha, a padaria, alguns camarotes, a barbearia, a casa das máquinas, o consultório médico, a sala de tratamentos, o gabinete de radiologia, o bloco operatório, a enfermaria de oficiais e ainda usufruir de uma pequena experiência de navegação. Um simulador possibilita navegar no rio Lima subindo até à Ponte Eiffel e praticar a entrada na doca de pesca. Integra, ainda, uma oferta de alojamento original, uma Pousada da Juventude flutuante, com sessenta camas.
Fundação Gil Eannes
Navio Gil Eannes - Doca Comercial
4900-321 Viana do Castelo
T (+351) 258 809 710
F (+351) 258 809 719
GPS 41º41'25''N 8º49'49''W