A Igreja da Congregação de Nossa Senhora da Caridade foi mandado edificar em 1502 para albergar as filhas dos nobres vianenses que eventualmente não casassem
Sabia que...
… A Igreja da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, antigo Convento de Sant’Ana de freiras beneditinas, foi mandado edificar em 1502 pela nobreza local com o apoio da Câmara, para albergar as filhas dos nobres vianenses que eventualmente não casassem.
O convento primitivo de raiz gótica, obra do mestre caminhense Pêro Galego, foi alvo de diversas obras de ampliação no século XVIII, mas foi já nos inícios do século XX, depois do falecimento da última religiosa em 1895, que se executaram as principais obras de reformulação do edifício conventual, daí resultando um grandioso conjunto arquitetónico que preservou o frontispício da Igreja setecentista em estilo “barroco-joanino”, com um imponente portal sobrepujado por um nicho com a imagem da padroeira e reaproveitou, na torre, o magnífico corochéu manuelino.
A Igreja, de nave única, apresenta o teto coberto de caixotões pintados com motivos de inspiração bíblica. Admiráveis obras de talha e azulejos ajudam a enriquecer todo o conjunto.
Atualmente funciona neste edifício um Lar de Terceira Idade.