A feira quinzenal de Ponte de Lima é a mais antiga feira de que há referência em Portugal
Sabia que...
… A feira quinzenal de Ponte de Lima é a mais antiga feira de que há referência em Portugal. Isso pode ser comprovado pela carta de foral de D. Teresa que dá proteção aos visitantes da feira, o que leva a pensar que esta já existiria antes de 1125.
D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, na carta de foral outorgada a Ponte de Lima em 4 de março de 1125, refere já a sua existência, facto que a torna a primeira feira documentada em Portugal.
Ao longo dos tempos a feira tem-se realizado aproximadamente na mesma área. Primitivamente realizava-se intramuros, depois passou a realizar-se junto às muralhas, espraiando-se pelo paredão e quando, em 1848, este foi demolido passou a realizar-se no vasto areal, junto ao rio Lima. A norte encontrava-se a feira do gado, uma das mais importantes feiras de gado bovino e cavalar do país.
O tempo não acabou com esta tradição e quinzenalmente, às segundas-feiras, na margem esquerda do rio, esta feira continua a cumprir-se no areal, permitindo uma experiência única para quem quiser viver um pouco do que resta dos velhos hábitos medievais.