Na freguesia de São Pedro d’Arcos, em Ponte de Lima, realiza-se todos os anos uma romaria exclusivamente feminina para a Ermidinha de Santa Justa


Sabia que...

… Na freguesia de São Pedro d’Arcos, em Ponte de Lima, realiza-se todos os anos uma romaria exclusivamente feminina para a Ermidinha de Santa Justa, padroeira das mulheres estéreis, protetora nas desavenças conjugais e em todas as doenças femininas. "A mulher oferenda-lhes franguinhas ou pombas brancas, sal ou moedas brancas. Dorme lá o casal desventurado e dali a nove meses"... Essa romaria tem raízes em ancestrais ritos pagãos, devidamente cristianizados e comemora-se no domingo próximo do dia 19 de julho.

A festa anual que ali decorre atrai uma multidão de festeiros que acampam, às vezes por dias, no espaço envolvente ou sobem o monte a cavalo chegando a atingir várias dezenas, como aconteceu recentemente.

Envolto no silêncio granítico do relevo quase despido de árvores e com alguma vegetação rasteira, o local tem vista privilegiada praticamente em 360º. Dali avistam-se o templo da Senhora do Minho no topo nascente da Serra d’Arga, as freguesias do Cerquido e Estorãos, de São Pedro de Arcos e outras mais do Vale do Lima.

Política de Cookies

Este sitio utiliza cookies. Al navegar por el sitio, usted está consintiendo su uso. Conocer más

Entendido