Sobre nosotros
O Alto Minho situa-se no Noroeste de Portugal, na província tradicional do Minho, integrando os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, com uma população de cerca de 250.000 habitantes, distribuída por uma área territorial de 2210 km2. Limita a norte e a leste com a Espanha, a sul com o distrito de Braga e a oeste com o Oceano Atlântico.
É uma região caracterizada pela riqueza das paisagens naturais, que se distingue pela harmonia dos seus diversos ecossistemas: marítimo, fluvial e terrestre. O Alto Minho apresenta ainda uma rica herança patrimonial e cultural, onde se destaca os 871 sítios arqueológicos identificados e intervencionados pelo IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (arte rupestre, povoados castrejos, antas, mamoas, necrópole, miliários, vestígios diversos); os aglomerados rurais integrados na rede "Aldeias de Portugal", nomeadamente as aldeias de Lindoso, Soajo, Germil, Cabração, Sistelo, Branda da Aveleira, Covas, Castro Laboreiro, Bico e Vascões, Porreiras e Serra d'Arga (Arga de Baixo, Arga de Cima e S. João d'Arga), que preservam um património ambiental e edificado único; e o Caminho Português de Santiago de Compostela (Caminho do Lima, Caminho do Noroeste; Caminho do Norte, Caminho de Celanova, Caminho da Geira Romana e o Caminho da Costa). Todos estes caminhos atravessam o Alto Minho através de trechos dos três caminhos principais, proporcionando experiências de percurso muito interessantes ao nível do património cultural, natural e religioso.
A região conta ainda com 173 imóveis classificados pelo IGESPAR, sendo a sua grande maioria Imóveis de Interesse Público e Monumentos Nacionais, com especial destaque para o património civil (fortalezas, castelos e fortes, a XIX via romana, o complexo mineiro da época romana, pontes, pelourinhos, paços, palacetes, torres, palácios e solares) e o património religioso (igrejas, capelas, cruzeiros, mosteiros, conventos).